14 de jan. de 2015

Arte: Alternative Fashion and Lifestyle ~*

Boa tarde, Estrelinhas !!! ~*

Vamos ver... Quantas vezes eu falei daquele meu tcc nos últimos meses? hahahaha
Hoje finalmente sentei na cadeira para vir escrever sobre ele para você :)

Primeiramente ele está disponível online para sua leitura AQUI
E para aqueles que ainda não sabem em me formei em Artes Visuais.

O título do livro é Introversion, Fashion and Self. Já a série de obras finais chama-se Alternative Fashion and Lifestyle.


O livro se consiste em contar toda a minha trajetória artística desde minhas inspirações, minha produção nos últimos quatro anos e até sobre como funciona meu processo mental para criação dos desenhos. Dividindo em vários capítulos contando exatamente o que o título propõe minha Introversão, as Modas alternativas e Eu mesma.

No final há conclusão de todo esse trabalho teórico: uma produção de gravuras aquareladas que forma exposta em Jundiaí - SP e em Sumaré - SP no final do ano passado.


Não vou dizer que foi uma tarefa fácil. Muito pelo contrário. Eu tinha que resolver em menos de 6 meses (porque no semestre anterior estava fazendo um outro TCC em licenciatura) como explicar moda e psicologia dentro do campo das Artes Visuais! E ainda decidi fazer em gravuras. O que é um processo muito demorado.


Só que as gravuras por si só como você vê na foto acima não representavam para mim o que eu queria que o observador visualizasse. Queria que toda a personalidade da personagem fosse presente e o público em sua grande maioria não conhecesse as modas alternativas. Assim decidi que deveria trazer cores como quase todos os meus trabalhos.


O que eu queria fazer:

1. Eu precisava realizar uma série de obras de Arte. E escrever toda a teoria em um livro (não vou detalhar aqui já que o livro está disponível na internet como disse ali no começo)

2. Minhas motivações nesse quatro anos para produzir foram: a formação de uma identidade pessoal e visual que mudou muito da minha vida em razão das modas alternativas.


Foi assim que surgiu minhas 6 mocinhas: Mori, Lolita, Gyaru, Otome, Cult Party e Hama

A ideia era interagir essas mocinhas que parecem bonequinhas com a natureza e animais através da introversão/mundo pessoal na identidade visual de cada uma. E assim o público poder devanear com essas obras, imaginando uma história acontecendo ali :)


Foi a série de obras mais gratificante que fiz até hoje em minha vida. Nunca produzi trabalhos que me senti tão satisfeita porque pude ver com clareza o que passei tantos anos buscando e compreender: quem eu realmente sou.

Para muitas de nós que seguimos esses "Estilos alternativos e modo de vida" nós identificamos de tal forma que nos muda muito. Parece que finalmente nos encontramos. Mas para mim havia um "q" há mais ali. E os tipos MBTI me ajudaram muito.

Nesse mundo contemporâneo a Arte precisa ser explicada e não era na teoria das modas alternativas que ia sair. Foi aí que o MBTI entrou. Há três anos atrás eu descobri a mágica palavra "Introversão". A partir daí a maneira que as coisas funcionavam para mim se tornaram claras e eu consegui compreender como eu "funcionava para pensar" :)
E isso me fez feliz porque depois de dois anos estudando nas horas vagas estudando o tópico "eu mesma" eu consegui colocar em palavras e até mesmo para me comunicar com meus professores para explicar o que raios eu queria dizer com tudo que fazia.

Artes já é complicado porque não tem certo ou errado como em uma conta de matemática. Imagina se tratando de modas alternativas que nenhum dos meus professores conheciam!

Eu sou posso dizer que sou muito grata pelos últimos meses.

Obrigada a todos que leram até o final e tiveram a paciência de esperarem as fotos carregarem e que olharam o meu livro.

Não esqueçam de curtir a minha página Marina Oliveira's Art para acompanharam meus trabalhos :)
E em breve trarei sobre as exposições e tópicos sobre Arte no blog

Abraços 

Marina/Hoshi ~*

4 comentários:

Obrigada por ler e comentar ~*