17 de mar. de 2015

MBTI - Myers Briggs Type Indicator ~*

Boa noite, estrelinhas!!!

Eu ia baixar as fotos de Olímpia para falar sobre a viagem, mas aí a Milky movimentou uma conversa no face sobre MBTI e me senti com vontade de escrever sobre o assunto. Explicando um pouco porque sei que muita gente conhece mas não o que é ou como funciona.


Para começar eu comecei essa história toda descobrindo o que a Introversão existia. Eu li na época no blog do Owl City os 10 Myths About Introverts (se pesquisar no google tem em vários lugares). Tive a experiência de descobrir que era uma introvertida, diferente da maior parte das pessoas desse mundo que são extrovertidas. E de uns anos para cá a palavra introversão se tornou muito conhecida. Depois veio a onda de fazer testes no facebook e acabei conhecendo os testes de personalidade entre eles o MBTI.

E o que é MBTI?

Como o próprio nome do post diz: Myers Briggs Type Indicator. É uma avaliação psicológica que classifica em 16 tipos de personalidade com base em nossas funções cognitivas a maneira como pensamos.

Você talvez tenha visto uma tabela que mostrava personagens classificados como INTJ, ENFP, ISTJ, etc ou feito um teste que dizia que você era um dos tipos compostos por 4 letrinhas como estes exemplos que citei.


Cada letra possui um significado: Introverted, Extroverted, Sensing, INtuitive, Feeling, Thinking, Perceiving, Judging. Uma pessoa pode ser introvertido ou extrovertido, isto é o significado do I ou E. Essas são as mais relevantes para você começar a descobrir seu tipo.

Os introvertidos e os extrovertidos são pessoas bem diferentes. Um dos pontos mais falados é a perda e consumo de energia. O introvertido necessita de um tempo sozinho para recarregar suas energias, pois perde elas em contato com os extrovertidos. Não são anti sociais mas sim apenas pessoas que gostam de passar um tempo sozinho fazendo suas coisas. O extrovertido é o oposto. Ele não sente essa perda de energia que o introvertido tem. Ele se sente mais ativo no contato com outras pessoas.

Por que é importante saber se você é um ou outro? Pois é assim começamos a classificar as suas funções cognitivas.
Muitas pessoas acham que o tipo significa o que as letras maiores do tipo significam. Mas na verdade elas determinam suas funções. ;)

ATENÇÃO:
isso é básico para começar. muitas das pessoas se sentem no suficiente de saberem se são introvertidas ou extrovertidas (ou na verdade tanto faz, mas se você está lendo acho que se interessou). Depois do próximo gif começa a explicação para tentar lhe ajudar a descobrir seu tipo, pois na maioria das vezes esses testes da internet dão errado.


DICAS para você se analisar:
* Leve em consideração o que você quer fazer e não como você tem que fazer por causa das influências externas como pais, escola, trabalho, etc
* Timidez não significa introversão
* Todos podem ter algo de todas as funções e letras, mas sempre vai ter um do pares que vai predominar (E ou I, N ou S, F ou T, P ou J)

Existem 16 tipos, que são:
ENFJ (Fe - Ni - Se - Ti)
ESFJ (Fe - Si - Ne - Ti)
INFP (Fi - Ne - Si - Te)
ISFP (Fi - Se - Ni - Te)
ENTJ (Te - Ni - Se - Fi)
ESTJ (Te - Si - Ne - Fi)
INTP (Ti - Ne - Si - Fe)
ISTP (Ti - Se - Ni - Fe)
ENFP (Ne - Fi - Te - Si)
ENTP (Ne - Ti - Fe - Si)
INFJ (Ni - Fe - Ti - Se)
INTJ (Ni - Te - Fi - Se)
ESFP (Se - Fi - Te - Ni)
ESTP (Se - Ti - Fe - Ni)
ISFJ (Si - Fe - Ti - Ne)
ISTJ (Si - Te - Fi - Ne)

Não se assuste. Não é tão complicado quanto parece. A parte mais difícil é você se analisar e dizer: eu sou assim com certeza!

O em cor de rosa são os extrovertidos e os em azul os introvertidos. Em parênteses estão as funções cognitivas.
Essas funções são 4: Te/Ti (thinking), Fe/Fi (feeling), Ne/Ni (intuition), Se/Si (sensing)

Como você pode ver no escrito colorido cada tipo tem duas funções que terminam em "e" e duas funções que terminam em "i". O "e" significa extrovertido e o "i" significa introvertido. E eles são de forma alternada.

Agora vem o complicado, elas possuem uma ordem. Da mais forte para menos forte. A primeira função é sua dominante, a segunda é sua auxiliar, a terceira sua terciária e a quarta a inferior.
O desafio está em descobrir a maneira como você pensa.
Cada tipo possui suas próprias características e você encontra várias delas pela internet (tem muita informação duvidosa também, mas vou deixar uns links no fim do post).

As funções introvertidas você resolve de maneira interna, consigo mesmo na sua cabeça. As extrovertidas são de maneira externa, através da fala.
Esse é um geral sobre cada uma das funções, abaixo da descrição deixo uma referência para ver como age exatamente nas 4 posições. Elas perdem a força no seu processo mental, e assim variam. Principalmente a inferior que pode chegar a ser irritante na sua vida por não conseguir alcança-la.

Te
Procura externamente pela lógica. Se baseia em provas reais como informações de textos de livros. Quando chega a um resultado lógico da verdade, o Te adota isso como legitimo. Olha para uma situação e vê a realidade dos fatos. Procura uma solução imediata e obvia para soluções dos problemas. As respostas não vem de um resultado que chegou através da lógica interna, precisa dessa confirmação externa para se sentir confortável.

Como Te age nas 4 posições

Ti
Procura internamente pela lógica. Lida muito mais com o que parece ser lógico para si ao contrário do Te. Não se sente totalmente confortável com o senso já dito, faz seu próprio análise para chegar uma conclusão (não que vá contra a verdade necessariamente), porque o Ti sente falta da independência lógica. A pessoa olha para uma situação e procura o significa por trás disso por si mesma porque quer entender.

Como Ti age nas 4 posições

Fe
Tem necessidade de colocar seus sentimentos para fora. Lidando melhor com eles através de uma conversa com outra pessoas por exemplo. Precisa dessa afirmação externa para se sentir confortável, do contrário se sente inseguro. Fe gosta de ajudar e se preocupa com as pessoas. Ele se preocupa com o outro,  mas não é o mesmo que não se importar consigo. Ele consegue sentir a emoção do outro. Procura por harmonia e externamente pela moral.

Como Fe age nas 4 posições

Fi
Procura internamente pela moral. Lidando com valores éticos e morais de forma pessoal. Tem independência emocional, não se sentindo afetado pelas emoções dos outros. Não que seja uma pessoa insensível, ele apenas se importa com o que lhe interessa. Se for uma pessoa importante para si, por exemplo, ele vai se importar com a situação. Também não é de falar sobre os próprios sentimentos porque resolve consigo mesmo.

Como Fi age nas 4 posições

Ne
Conhecido por ter um grande fluxo de ideias. Costuma ser mais indeciso pois são tantas ideias que acaba não conseguindo focar em um objetivo. Consegue ver o que realmente está presente, sem preconceito ou julgamento e gera novas possibilidade enquanto constroi conexões entre as ideias. Ne procura por ideias imediatas. Precisa de evidências externas para suas teorias porque na verdade não consegue gerar as ideias sozinho.

Como Ne age nas 4 posições

Ni
Procura internamente por suas ideias, ao contrário do Ne. Foco em seu objetivo e sonhos conseguindo traçar o caminho para alcança-lo, vendo o futuro. Consegue ver uma situação de diferentes perspectivas. Olha para uma situação e interpreta de acordo com impacto interno, ao contrário dos fatos. Consegue saber das coisas intuitivamente, sem evidências.

Como Ni age nas 4 posições

Se
Seus estímulos físicos acontecem externamente se sentindo bem com coisas como atividade física.  Observa os fatos tangíveis e detalhes do ambiente e usa para ação imediata. Vê o que realmente está ali sem preconceitos e julgamentos. Se procura por uma ação imediata. Vive o momento.

Como Se age nas 4 posições

Si
Procura internamente por suas experiências. Pega as informações e fortemente compara consigo mesmo e suas experiências. Olha para uma situação e interpreta de acordo como impacta internamente, oposto aos fatos. É mais apegado ao passado e tradições.

Como Si age nas 4 posições


Não vou mentir que é um trabalho que leva algumas horas. Talvez venha de  parte de mim como INFJ mas eu acho isso muito divertido *-*
Eu venho estudando desde Julho do ano passado e tem sido uma experiência muito bacana pois eu aprendi a lidar melhor comigo mesma. Como perceber qual função está funcionando na minha cabeça enquanto falo ou mesmo manias que eu nunca tinha percebido.

Vale também de nota que a gente desenvolve as funções ao longo da vida. É mais fácil você ver o tipo de uma pessoa conforme elas se estabiliza. Embora tenha pessoas que "não são saudáveis" e o conjunto trabalha de forma negativa. No desequilíbrio algumas das nossas funções podem sair de controle e precisamos pratica-las para conseguir uma estabilidade entre elas.

Se por um acaso algo não ficou claro, sugiro que você deixe um comentário no final do post e vou tentar responder. Eu tentei ser o mais clara possível. :)


Referências:

Funky MBTI in Fiction 
é meu tumblr preferido sobre o assunto. você pode ver descrições de personagens que tenham o mesmo tipo que você ou até tirar dúvidas com a autora

Personality Junkie
descreve muitas coisas sobre cada um dos tipos, até mesmo em profissões

Personality Cafe
tem muitas discussões entre os participantes como qual o tipo de determinado personagem ou mesmo sobre Enneagram (que é um outro tipo de análise mas que muitas pessoas relacionam ao MBTI)

Mrs. Fancee
a Chadias me indicou essa série de postagens sobre como cada tipo decoraria sua casa. Estamos confirmando que lá dizia a verdade hahaha
Ele explico um pouco sobre cada um dos tipos também e achei isso bem legal :)

Gostaria de deixar mais links mas eram os únicos que estavam nos meus favoritos. O resto são livros que baixei amostra grátis no celular.
Algumas informações eu gostaria de trazer de forma menos abstrata então traduzi algumas partes do tumblr aí em cima.

15 comentários:

  1. Eu amo amo amo esses testes!
    Acho que o mais legal para mim foi ver eu transformar de introvertida para extrovertida no passar dos anos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante você ter mudado para extroversão :)
      As pessoas discutem se isso é possível ou não. Me pergunto até onde não é a gente mesmo escondido nas sombras hahaha

      Excluir
    2. Pois é, como eu comentei com você por mensagem, quando eu era criança era super extrovertida, e passei por um período na vida que fiquei introvertida - mas eu sentia isso de uma maneira negativa... ser introvertida não devia fazer eu me sentir ruim não é mesmo?
      Então eu acho que algumas experiências da vida fizeram eu me retrair e era isso que eu não gostava :(
      Quando pude me "redescobrir" e permitir ser eu mesma de novo, me senti muito melhor <3

      Excluir
    3. Eu adoro quando a gente se permite a ser nós mesmas. Dá uma sensação de liberdade muito boa ~*

      Excluir
  2. nem li a postagem ainda mas tive que vir aqui comentar > KINGDOM HEARTS <3 (parei com o momento fangirl u.u)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma fã <3
      Serei fã do Roxas e do KH2 eternamente <3

      Excluir
  3. Adorei o post, ajudou bastante! Os sites de recomendação também são super legais, vou dar uma olhada mais a fundo neles, porque ainda está sendo meio difícil para mim encontrar meu tipo (isso sempre acontece com esses testes de personalidade por algum motivo, rs). Gostei dos gifs também, haha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique feliz que tenha ajudado, Milky :D
      É normal no começo ter dificuldades de encontrar o tipo. As vezes a gente acha que é e depois descobre que na verdade é outro hahaha
      Adoro KH <3

      Excluir
  4. Eu fiz o teste em dois lugares diferentes e deu duas personalidades diferentes =X Deu ISTP e INFP xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal isso acontecer. Os testes são imprecisos pois a maneira mais "correta" de responder é no que você sente a vontade de fazer. Mesmo assim ainda é bom verificar pelo método que descrevi no post ;)

      Excluir
  5. Eu já tinha feito esse teste alguns meses antes, e tinha dado INTP, mas recentemente eu vi você mencionando o seu tipo e refiz. Dessa vez deu ISFP, que eu acho que combina bem mais comigo realmente. Achei ótimo você ter resumido tudo, geralmente tenho preguiça de ler, mas dessa vez vou parar e ler direitinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura :D
      Antigamente meu tipo dava INTJ nos testes, mas agora sei que é INFJ. Até experimentei responder online com muita sinceridade e deu INFJ mesmo hahaha

      Excluir
  6. Eu adorei esse post!
    Das primeiras vezes que fiz esse teste o meu resultado variava entre INTJ e INTP, mas das últimas vezes que fiz sempre deu INTP, mas eu nunca entendia as funções cognitivas quando as mencionavam porque na minha cabeça não fazia sentido eu ter o "feeling" extrovertido. Agora ficou tudo esclarecido com teu post e tenho certeza que sou INTP! 8D
    Adorei também conhecer o tumblr Funky MBTI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado tanto e que tenha encontrado seu verdadeiro tipo! :D
      Eu sempre entro no Funky MBTI, tem sempre postagens interessantes ~*

      Excluir
  7. So vim aqui dizer que, KINGOM HEARTS <3 e Axel melhor ENTP.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler e comentar ~*