Bom dia, Estrelinhas.
Há um bom tempo comentei que iria fazer essa postagem e alguém já pediu, mas não lembro.
Usei como referência para escrever este post a imagem abaixo:
Otome e lolita são muito parecidos. Mas não iguais. Talvez a aparência geral? Ou porque as vezes um coordinate otome pode ser considerado lolita e vice-versa? Então vamos as explicações:
Otome:
* Cores não tem que coordenar como em lolita:
Não que elas não se combinam, mas tem um contraste muito maior. Os maiores contrastes que vejo são os da Emily Temple Cute.
* Padrões e motivos podem ser misturados:
Otome tem uma liberdade muito grande de você misturar diferente estampas e padrões tudo junto. Por exemplo a blusa tem um padrão x, a saia estampa y e as meias padrão z.
* Silhuetas variam bastante:
Sim. Esse é um ponto que dá pra confundir com lolita. Porque ao mesmo tem que você pode usar um vestido reto sem anágua, você pode usar uma anágua com poof. Não existe uma regra sobre isso. Você usa conforme o que deseja.
* Pode usar shorts e calças:
Já escrevi
uma postagem anteriormente sobre isso, mas sim, você pode usar. Desde que sejam fofas e não a aquela calça jeans comum que você (e quase todo o mundo) tem no guarda-roupa
* Bastante inspirado nos anos 50 aos 70:
Busquei algumas referências na internet. Moda não é minha área de estudo, por tanto não explicar sobre questões históricas dessa época. Mas é possível ver semelhanças e referências.
* Procura parecer uma jovem lady casual:
Acho que só mostrando em imagens mesmo né. Tem todo uma beleza e graciosidade coordinates elaborados.
* Corte mais simples:
Ao mesmo tem pode que pode ter corte mais elaborados, uso de anágua... Otome pode ser bastante simples e casual. Isso não significa que você está menos otome, simplicidade pode ser algo gracioso e marcante também. Como na imagem abaixo, peças lisas e simples. Porém continua sendo super fofa.

Lolita
* Combinação de cores é um ponto importante:
É dificil ver as cores em lolita terem contraste como em otome. Eles são mais "harmoniosas". Se usando uma variedade de matizes menor. Embora no exemplo ser algo bem elaborado, percebemos que só há duas matizes, o marrom e o rosa.
* Padrões e motivos se combinam:
Em geral eles são mantém os mesmo, dentro da mesma temática ou algo próximo.
* Quantidade de poof:
Lolita já existe a regra da silhueta. Sem anágua não acontece. Isso não significa o master poof, pode ser uma quantidade mais moderada. Depende do sub estilo e de como vai usar.
* Inspirado na Era Victoriana:
Algo bem mais pomposo e chamativo do que os anos 50-70.
Também inspirado no Rococó. Decidi escolher um quadro do Fragonard, porque aprecio esse período artístico.
* Parece uma boneca:
com suas roupas elaboradas e cheias de detalhes, lolitas lembram bonequinhas vivas em tamanho real. Essa imagem das Pullip e Dal da Innocent World mostra bem a comparação das modelos e suas respectivas dolls.

Semelhanças:
* Dividem brands:
O mais comum de se ver são as peças da Emily Temple Cute sendo usadas em lolita. Mas a Angelic Pretty faz muitas peças perfeitamente usáveis em otome assim como a Baby The Stars Shine Bright.
* Estética geral:
Sendo estilos mais comportados, o jeitinho de boneca, sapatos que muitas vezes são os mesmos, as meias estampadas, alguns acessórios, prints... Não tem como, principalmente por usarem peças de um e de outro, você já associa. Usar um volume na saia em otome, na hora te faz de lembrar de lolita.
É só reparar nos vários exemplos de imagens do post.
* Algumas silhuetas:
Não existe uma regra sobre a silhueta otome. Então você está livre para usar anágua ou não. Usando ela pode acabar roubando a silhueta "bolinho" de uma lolita.
Mas então pode acontecer de um outfit lolita ser considerado otome?
Sim. Otome não tem regras especificas. Você pode montar um coordinate inspirado em lolita, gyaru, mori, aomoji... Mas não porque você está usando esses estilos que automaticamente é otome. Pode sem querer acontecer de se enquadrarem em outros estilos.