11 de mar. de 2013

Otome x Lolita ~*

Bom dia, Estrelinhas.

Há um bom tempo comentei que iria fazer essa postagem e alguém já pediu, mas não lembro.

Usei como referência para escrever este post a imagem abaixo:


Otome e lolita são muito parecidos. Mas não iguais. Talvez a aparência geral? Ou porque as vezes um coordinate otome pode ser considerado lolita e vice-versa? Então vamos as explicações:


 Otome:

* Cores não tem que coordenar como em lolita:
Não que elas não se combinam, mas tem um contraste muito maior. Os maiores contrastes que vejo são os da Emily Temple Cute.


* Padrões e motivos podem ser misturados:
Otome tem uma liberdade muito grande de você misturar diferente estampas e padrões tudo junto. Por exemplo a blusa tem um padrão x, a saia estampa y e as meias padrão z.


* Silhuetas variam bastante:
Sim. Esse é um ponto que dá pra confundir com lolita. Porque ao mesmo tem que você pode usar um vestido reto sem anágua, você pode usar uma anágua com poof. Não existe uma regra sobre isso. Você usa conforme o que deseja.


* Pode usar shorts e calças:
Já escrevi uma postagem anteriormente sobre isso, mas sim, você pode usar. Desde que sejam fofas e não a aquela calça jeans comum que você (e quase todo o mundo) tem no guarda-roupa


* Bastante inspirado nos anos 50 aos 70:
Busquei algumas referências na internet.  Moda não é minha área de estudo, por tanto não  explicar sobre questões históricas dessa época. Mas é possível ver semelhanças e referências.


* Procura parecer uma jovem lady casual:
Acho que só mostrando em imagens mesmo né. Tem todo uma beleza e graciosidade coordinates elaborados. 


* Corte mais simples:
Ao mesmo tem pode que pode ter corte mais elaborados, uso de anágua... Otome pode ser bastante simples e casual. Isso não significa que você está menos otome, simplicidade pode ser algo gracioso e marcante também. Como na imagem abaixo, peças lisas e simples. Porém continua sendo super fofa.

 Lolita

* Combinação de cores é um ponto importante:
É dificil ver as cores em lolita terem contraste como em otome. Eles são mais "harmoniosas". Se usando uma variedade de matizes menor. Embora no exemplo ser algo bem elaborado, percebemos que só há duas matizes, o marrom e o rosa.


* Padrões e motivos se combinam:
Em geral eles são mantém os mesmo, dentro da mesma temática ou algo próximo.


* Quantidade de poof:
Lolita já existe a regra da silhueta. Sem anágua não acontece. Isso não significa o master poof, pode ser uma quantidade mais moderada. Depende do sub estilo e de como vai usar.

* Inspirado na Era Victoriana:
Algo bem mais pomposo e chamativo do que os anos 50-70.
Também inspirado no Rococó. Decidi escolher um quadro do Fragonard, porque aprecio esse período artístico.


* Parece uma boneca:
com suas roupas elaboradas e cheias de detalhes, lolitas lembram bonequinhas vivas em tamanho real. Essa imagem das Pullip e Dal da Innocent World mostra bem a comparação das modelos e suas respectivas dolls.

 Semelhanças:

* Dividem brands:
O mais comum de se ver são as peças da Emily Temple Cute sendo usadas em lolita. Mas a Angelic Pretty faz muitas peças perfeitamente usáveis em otome assim como a Baby The Stars Shine Bright.

* Estética geral:

Sendo estilos mais comportados, o jeitinho de boneca, sapatos que muitas vezes são os mesmos, as meias estampadas, alguns acessórios, prints... Não tem como, principalmente por usarem peças de um e de outro, você já associa. Usar um volume na saia em otome, na hora te faz de lembrar de lolita.
É só reparar nos vários exemplos de imagens do post. 

* Algumas silhuetas:
Não existe uma regra sobre a silhueta otome. Então você está livre para usar anágua ou não. Usando ela pode acabar roubando a silhueta "bolinho" de uma lolita.
Você pode ver isso nessas imagens da Misako Aoki



Mas então pode acontecer de um outfit lolita ser considerado otome?
Sim. Otome não tem regras especificas. Você pode montar um coordinate inspirado em lolita, gyaru, mori, aomoji... Mas não porque você está usando esses estilos que automaticamente é otome. Pode sem querer  acontecer de se enquadrarem em outros estilos.
Alguns exemplos aqui, aqui e aqui

10 comentários:

  1. Amei esse post!
    Muito bem escrito, explicativo e cheio de exemplos, eu confundia muito principalmente quando via outfits otome mas que eu normalmente consideraria lolita, meu cérebro dava um nó! Mas agora tenho uma noção melhor entre os dois, foi realmente esclarecedor ^-^
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol Ruiz <3
      Fiquei emocionada agora. Fico muito feliz que tenha ajudado a deixar tudo mais claro.
      Abraços ~*

      Excluir
  2. Hmm, agora acho que entendi um pouco melhor! Vejo muitos outfits fofos e com ar retro como alguns exemplos de otome na Popteen, que é revista gyaru, mas aí no caso é considerado gyaru graças a maquiagem e estilo de cabelo, neh?
    Acho que são os detalhes do coord todo que vão dizer onde ele se classifica melhor, se bem que no final o que importa eh estar bonito e criativo, na minha opinião <3
    Lindo seu post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez vi uma revista da popteen e encontrei algumas imagens que dava para ser considerado otome por não ser tão "exagerado". Porém quase a revista toda realmente não dava para considerar muitas vezes pelo comprimento das roupas ou pela cabelo/maquiagem bem gyaru mesmo.
      No fundo no fundo é como você falou mesmo, a classificação vem dos detalhes.
      Muito obrigada, Kao ~*

      Excluir
  3. Melhor post sobre otome kei que eu já li! Muito bom mesmo!
    Agora deu pra entender bem melhor o que é uma otome kei, que antes eu confundia bastante com Lolita.
    Gostei das imagens de inspiração e salvei umas no meu pc, hahahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que emoção ;w;
      Fiquei muito contente com os elogios.
      Jamais imaginava que ia ter um feedback tão positivo. <3

      Muito obrigada, Lady Lollipo

      Abraços ~*

      Excluir
  4. ETC é super usada em lolita mesmo, acho que as saias favorecem mais do que outras brands otome. Acho que os estilos conversam muito entre si e por isso é uma opção perfeita para lolitas usarem no dia-a-dia :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Ichigo :D
      Otome salvou minha vida quando deixei lolita ~*

      Excluir
  5. Adorei esse post!
    lembro de ter visto esse diagrama no tumblr
    eu tenho me apaixonado por otome ultimamente, foi tipo um salve ao meu dia a dia, agora estou querendo me vestir assim todos os dias o_o
    com toda certeza gosto mais do otome voltado pro classic fica um ar mais maduro e natural é perfeito para usar no diariamente sem chamar atenção *-*

    Beijos!

    http://lolita-marshmallow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otome é lindo demais né? :)
      Se pudesse queria ter um guarda-roupa só otome e lolita

      Bjs

      Excluir

Obrigada por ler e comentar ~*